Desde o início do meu curso tenho feito estágios os quais me deram uma melhor percepção sobre como é, em prática, a atuação dos Sistemas de Informação nas empresas. Pude experimentar áreas diversas de aplicação das disciplinas do meu curso tais como a comercial, industrial elétrica, educacional e industrial médica. Com o estágio, exige-se um tempo de dedicação extra, uma reorganização da rotina diária e o compromisso com diversas responsabilidades, mas é assim que acredito no ganho de experiência de vida.

Como complementação da aprendizagem acadêmica esta fase foi primordial, pois permitiu confronto entre a teoria e a prática. Além disso, houve a descoberta de situações novas, que não podem ser aprendidas na sala de aula tal como aprimorar os conceitos lidando com problemas práticos, buscar soluções estratégicas e eficientes para os mesmos e principalmente trabalhar em grupo e saber lidar com opiniões diferentes.

Existe uma correlação entre o estagiário e os colegas de trabalho: muito se tem a aprender com a experiência de quem já é profissional na área e muito se tem a oferecer com ideias renovadoras surgidas da visão externa do estagiário. Além da possibilidade de se estar em meio a um ambiente onde a atividade fim da empresa não é informática, mas um outro ramo que pode complementar a nossa intelectualidade.

Parte do sucesso no estágio depende do caráter e do modo de lidar com as coisas. Este pode ser um grande diferencial, mas o domínio da teoria tem sua importância também.

Sinto-me satisfeito e “olho para trás” vejo que aprendi muito, pois entrei na faculdade sem conhecer a informática e às vezes imagino como estaria minha satisfação, hoje, se não tivesse um estagio em paralelo ao decorrer do curso. Posso até afirmar que esta atividade me possibilitou chegar até aqui e ter confiança para ir mais longe.

O estágio é como uma prévia do que teremos pela frente no mercado de trabalho e quanto melhor absorvermos os conhecimentos de vida que aparecem nesta etapa, mais chance de sucesso terá em nossa vida profissional.

*Entrevista publicada em 2003 no jornal Hoje em Dia, concedida por Jeancarlo C. Leão quando cursava o bacharelado em sistemas de informações.

Após o estagio, Jeancarlo prosseguiu sua carreira profissional passando por técnico de telecomunicações, analista de sistemas e gerente de projetos em corporações nacionais e multinacional, hoje se dedica a docência e a pesquisa e é sócio em um empreendimento pioneiro de consultoria em tecnologia da informação.